Trilho dos Moinhos

Trilho dos Moinhos

Os Moinhos

O Ribeiro do Pontido estende-se por 12 Km até encontrar o Rio Ave na freguesia de Vilela mas, é pelo vale, entre o monte de Lanhoso e o Monte de Calvos que se construíram ao longo de aproximadamente 800mts vários moinhos de agua que constituem uma verdadeira cascata deste património molinológico .

Com base em referências documentais sabe-se que em 1758 já existiam varias levadas para regar campos e possibilitar o funcionamento de 9 moinhos!

Estes nove moinhos são todos de rodizio, isto é, a força propulsora da agua é impelida contra as penas do rodizio (roda de madeira ou ferro colocada na base da estrutura) e o movimento giratório é comunicado ao par de mós através de um eixo vertical.

Castelo da Povoa de Lanhoso

Edificado num maciço rochoso do Monte do Pilar, - o maior monólito granítico do país - isolado na divisão dos vales dos rios Avee Cávado a sua construção não se deve à vontade de nenhum rei, como é comum, mas sim ao arcebispo de Braga, por volta de 1071, para defesa da sede episcopal.

D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, refugiou-se por inúmeras vezes neste baluarte medieval, sendo, por esse motivo, o monumento que melhor evoca a memória da condessa. Verdadeiro ex-líbris do concelho da Póvoa de Lanhoso, vale a pena admirar as imponentes muralhas e a altiva torre de menagem do Castelo de Lanhoso, de onde é possível admirar o magnífico panorama de montanhas e vales, delimitados pelos rios Cávado e Ave.

O castelo está classificado como Monumento Nacional

Santuário de Nossa Senhora do Pilar

Inspirado na igreja de Nª Senhora do Pilar em Vila Nova de Gaia e no Bom Jesus do Monte, um comerciante abastado, André da Silva Machado, natural da Povoa de Lanhoso manda construir e edificar no ano de 1860 esta igreja com a pedra de desmonte das muralhas do antigo castelo.

Igreja Barroca, de uma só nave, coberta por abóbada em pedra e altar-mor em talha dourada.

O corpo da igreja, octogonal, revela-nos um trabalho extraordinário de pedraria, que é no seu interior forrado a azulejo.

 

 

Comentários

Ainda não existem comentários.

Comentar